Pedro Bopp
São Paulo, Brazil | Graphic Design & Visual IdentityBio
Pedro Bopp is a graphic designer with a degree in Advertising from PUC-RS. His journey into design began in the 1990s while seeking opportunities in the advertising industry. Since then, he has built a solid career, working across design studios, publishing houses, and major agencies.
In 2002, he moved to Chicago, where he spent five years working for an American company, serving major brands in the point-of-sale sector. Upon returning to Brazil in 2007, he worked at mid-sized studios in São Paulo before joining Editora Trip, where he helped develop a concept magazine and led a team at Revista da Natura. He later worked at Lew LaraTBWA, contributing to the creation of the Extrafarma brand and brandbook.
Today, he runs his own company, serving clients worldwide remotely in the areas of visual identity, editorial, packaging, and brand development. His portfolio includes collaborations with Natura, Extrafarma, Nike, Olympikus, Nintendo, C&A, Effem/Mars, re.green, Centro Soberania e Clima, TrueCarbon, and Meta.
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Bio
Pedro Bopp é designer gráfico formado em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS. Seu primeiro contato com o design aconteceu nos anos 90, quando buscava oportunidades no mercado publicitário. Desde então, construiu uma carreira sólida, transitando entre estúdios de design, editoras e agências de grande porte.
Em 2002, mudou-se para Chicago, onde trabalhou por cinco anos em uma empresa americana, atendendo grandes marcas no setor de ponto de venda. De volta ao Brasil em 2007, passou por estúdios de médio porte em São Paulo até ingressar na Editora Trip, onde participou da concepção de uma revista conceito e dirigiu uma equipe na Revista da Natura. Na sequência, atuou na Lew LaraTBWA, contribuindo para a criação da marca e do brandbook da Extrafarma.
Atualmente, lidera sua própria empresa, atendendo clientes do mundo inteiro de forma remota nas áreas de identidade visual, editorial, embalagem e desenvolvimento de marca. Entre os clientes com quem já trabalhou estão Natura, Extrafarma, Nike, Olympikus, Nintendo, C&A, Effem/Mars, re.green, Centro Soberania e Clima, TrueCarbon e Meta.
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1 // TRUE CARBON
A TrueCarbon é uma empresa de análises e dados sobre o clima que tem a missão de descarbonizar a economia de forma objetiva, transparente e responsável, facilitando o processo junto às empresas e organizações.
Buscando atender ao briefing que pedia uma marca simples all type, o conceito parte dos dois estados extremos do elemento carbono, o bruto carvão/grafite, representado pela cor cinza até o estágio final do processo de alotropia como diamante, representado pela cor azul. Toda identidade se sustenta sobre o uso das cores e tipografia, apoiada em fotos monocromáticas de elementos naturais.

2 // CAOS THEORY
A Chaos Theory é uma microcervejaria de produção artesanal em Indianola, estado de Iowa, nos Estados Unidos que oferece em sua linha 4 tipos de cerveja, Weiss, Imperial IPA, Red Ale e Stout, estilos que emprestam suas cores à paleta dos rótulos. Foi desenvolvido logotipo, identidade visual e embalagem 6-pack de forma totalmente remota.

3 // COLÉGIO SANTA CRUZ
Capa e diagramação do livro “Memórias da EJA do Colégio Santa Cruz”.

4 // CONEXÃO LATINA
Em 2021 desenvolvi a arte da capa do Volume 2 da coletânea Conexão Latina com produção e curadoria de Leonardo Vinhas para o selo Scream & Yell. A coletânea é composta por artistas da Argentina, Colômbia, México, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela e está disponível nos principais serviços de streaming.
As cores vermelho e verde são as duas que mais aparecem nas bandeiras dos países que participam da coletânea e o Condor, maior ave voadora do mundo e símbolo dos países andinos, sobrevoa os andes conectando a todos sem olhar fronteiras.

5 // R. GANDOUR
Depois de anos de parceria prestando serviço para seus clientes, a R.Gandour, consultoria de planejamento de comunicação dirigida por Ricardo Gandour, jornalista experiente que passou pela editoria dos grupos Folha, Estadão e O Globo decidiu reformular a identidade visual do escritório. Tal qual o propósito da empresa de entregar um trabalho claro e organizado, foi encomendado um logotipo direto, simples e sem símbolo. A solução foi voltar para a base em busca do clássico. Como um antigo jornal impresso, apenas tons de cinza, tipologia serifada e imagens reticuladas com um toque de modernidade.

6 // TARA
TARA é um canal que fala de sexo de forma madura e inclusiva e vem com o propósito de aumentar o número de mulheres felizes sexualmente, alcançando a plenitude com mais conhecimento e diversão.
O perfil traz informação, entrevistas, ensaios fotográfico e marketplace de produtos e brinquedinhos abrangendo tudo em matéria de sexo e prazer com sofisticação e liberdade.
O conceito visual parte do universo das revistas de moda, com tipologia clássica porém com roupagem nova e moderna. Os Vs invertidos como As dão origem ao símbolo, que representa o feminino primordial, forte e livre. Todos os demais elementos buscam o minimalismo e apuro visual, desde a direção das fotos inspiracionais e de produto até os ícones de highlights e grid de construção dos cards.

7 // ANA BITTAR
A Ana é uma pequena empreendedora, que desenvolve espaços incríveis e me deu a honra e o prazer de atendê-la. A criação da marca partiu de referências de desenhos arquitetônicos, perspectivas e volumes, traduzindo o primeiro nome dela em um monograma com linguagem moderna. As cores surgem dos materiais e texturas ligados ao trabalho do escritório, a areia e o concreto que constroem o todo.

8 // PHIL CIRCLE
Phil Circle é um autor, compositor, cantor, professor e guitarrista de Chicago. Desde que morei lá há alguns anos atrás, desenvolvi capas de disco e cartazes em parceria com ele. Além dos discos, entram no mix capa do livro, marca da gravadora Guilt by Association Records e identidade visual.

9 // EXTRAFARMA
Fui contratado por uma grande agência de São Paulo para desenhar a marca e brandbook das farmácias Extrafarma, que pertencem ao grupo Ultra.
O conceito é inovador, incorporando o roxo no lugar do tradicional vermelho. A marca, alinhada com a proposta da Extrafarma, representa um abraço, proximidade e acolhimento. O brandbook, à medida que as páginas são folheadas, conta a história de uma vida desde a gestação, nascimento, passando pela sua adolescência e amadurecimento, para fechar num singelo abraço de um casal na terceira idade.

10 // ESPAÑOL BIEN MAYOR
Español Bien Mayor é a escola da maestra Patrícia Batista. Apaixonada por Madrid {e por Don Quixote de Cervantes} a marca toma emprestado a tipografia Chulapa, criada pelos tipógrafos Joan Carles
Casasín y Pablo Gámez, proprietária do ayuntamiento {prefeitura} da cidade de Madrid. Seu desenho é inspirado nos trabalhos de Alfredo Ruiz de Luna, terceira geração de uma família de ceramistas, responsável pelas 350 placas com os nomes das calles da cidade.
Já o caractere do til sobre o N, fruto de uma contração usada por monges impressores, tornou-se símbolo de hispanidade por ser um acidente único da língua espanhola que aqui se funde com a figura de uma bandeira que tremula.

11 // PLUS BR
A Plus BR, conceituada confecção de uniformes empresariais, me procurou para redesenhar a marca em busca de renovação e modernidade. Trazendo como referência o estilo da escola Bauhaus, de onde partiu todo o processo de criação, a marca foi construída utilizando elementos geométricos e família tipográfica da época.
A paleta de cores principal, com o preto e o off white ganham força e abrem espaço para as cores secundárias, mais abertas e vivas representando as linhas de produtos.
Na sacola, principal peça de divulgação da marca, o símbolo ganha força, apresentando e reposicionando a empresa no mercado.

12 // STRIKE TEAM
A Strike Team é uma empresa de São Francisco, na Califórnia, dirigida por um profissional experiente da área criativa local que decidiu investir no próprio negócio.
O termo “Strike Team” refere-se a um grupo enviado como assistência em uma operação. A Strike Team se propõe a cobrir uma lacuna no mercado criativo através da criação de uma rede multidisciplinar de gestão e recursos criativos para fornecer aos clientes e empresas serviços de marketing de ponta. A Strike Team busca conectar talentos e fazer as coisas acontecerem.
O processo criativo partiu da perspectiva do cliente de ter uma marca simples porém forte, essa simplicidade se relaciona diretamente com o processo de trabalho da empresa com menos desordem sempre com foco em resultados. O conceito do logotipo focou na ideia repetida diversas vezes na reunião de briefing de “get things done” ou fazer as coisas acontecerem. O símbolo da seta representa esse movimento e essa ânsia, não só de movimento, mas também de trazer ideias à luz mas também com o ponto final, lembrando de manter o foco no objetivo.

13 // YBA
A Ybá Arquitetura foi um escritório baseado em São Paulo sob direção de Heloisa Vivanco e Viviane Pompeo. O vocábulo tupi Ybá significa o fruto que se colhe da árvore, ressignificado na construção da marca como o próprio trabalho do escritório.

14 // CIBO
Tive a oportunidade de participar do projeto piloto de implementação da CIBO Urban Farms desenvolvendo logotipo e identidade visual junto da equipe estratégica.
O projeto CIBO são fazendas urbanas auto suficientes projetadas para levar produtos de qualidade para população de baixa renda. Instaladas em diversas cidades brasileiras, espalhadas por diversos bairros, as fazendas consistem em containers de baixo custo operacional e fácil instalação. A produção de cada fazenda, com gestão mantida por grupos formados nas próprias comunidades, gera emprego e estimula a participação e conscientização ambiental e alimentar, além de oferecer frutas e verduras orgânicas com qualidade e preços acessíveis.

15 // TOM BLOCH
“Sob A influência” é um tributo à banda gaúcha Tom Bloch, lançado em abril de 2021 pelo selo Scream & Yell, com produção de Leonardo Vinhas.
O ponto de partida do conceito são as capas dos dois discos de carreira da banda. Monocromáticas, minimalistas, e sempre marcadas pela presença de um elemento arquitetônico. Em “Sob A Influência” o elemento arquitetônico vem como linhas simples que sugerem um plano por onde o Sr Tom Bloch, ícone da banda, se desloca. A textura de xerox faz alusão às versões das músicas, reproduzidas e revisitadas por outros artistas. Mas não se tratam de cópias perfeitas. Elas são sobrepostas, cortadas, distorcidas, diferentes da original.

16 // NANO CERÂMICAS
Valorizando a força e a reconexão com a natureza e baseando-se nas formas dos símbolos dos elementos primordiais a marca @ceramicasnano nasceu com uma proposta simples e efetiva.

18 // MODENA FIDC
A Modena FIDC é uma empresa do grupo Muffato que há 8 anos oferece antecipação de recebíveis a seus fornecedores.
O símbolo da estrela de 8 pontas carrega 4 letras M,representando o fundador do grupo José Carlos Muffato (Tito), e seus 3 filhos Ederson, Everton. A cor azul foi escolhida por se associar a situação financeira positiva, além de possuir propriedade calmante. Enquanto a tipologia Romana serifada, traz austeridade e seriedade.

19 // REVISTA DA NATURA
A Revista Expressão Natura é uma publicação da Editora Trip que visa trazer conceito e beleza de forma a complementar as revistas da Natura enviadas às consultoras como apoio de vendas. A Revista Expressão, ao contrário da Revista da Natura, não possui preço, apenas conceito e muito pouco texto. A Revista Expressão foi um grande sucesso dentro da Natura, tornando-se referência para todos os ciclos subsequentes da revista voltada para vendas.
Concepção, criação, diagramação e direção de foto em parceria com a designer Lili Carrara.

20 // IN IMPETUS
In Impetus é uma escola de atores de Lisboa, Portugal. Aos 25 anos de existência, a escola me procurou para reposicionar sua antiga marca, criar um selo comemorativo e templates de redes sociais.

